terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Você precisa ouvir: CPM - Depois De Um Longo Inverno (2011)

Depois de um amigo de infância muito insistir, eis que cedi. Cá estou com um blog que terá o intuito de indicar bandas.

E pra começar, nada mais justo do que falar da banda que acendeu o fogo da minha paixão pelo rock. E nem vem com o papinho de Iron Maiden, Metallica e toda essa "velharia". Falarei de uma banda do meu tempo, que sempre colocou em suas músicas tudo o que a estava sentindo de uma forma simples, rápida e cool sem soar brega.

Tudo começou nos anos 00's, em meio a salada musical que é o nosso Brasil. Nas rádios rolava Soweto, Katinguelê, Karametade e grupos de pagode do estilo. Mas no meio disso tudo surgiu uma banda, que por MUITO tempo foi rotulada como emo. Mas se for pra classifica la, eles tocam hardcore melódico.

CPM 22 (Caixa Postal Mil E 22). Isso mesmo, pessoal. Aquela banda em que o vocalista cantava ASSÉM. O que me chamou mais atenção no som foi a bateria rápida (mesmo tendo a mesma levada em quase todas as músicas). As viradas do Sr. Ricardo (conhecido também como Japinha) sempre me fizeram dar uma de air drummer.
Mas não estou aqui para lhe indicar uma banda que já é conhecida no Brasil todo e sim, falar sobre um álbum que não vendeu tanto quanto os primeiros mas é o meu preferido.


Depois De Um Longo Inverno (2011)
01- Abominável
02- Vida ou Morte
03- Filme Que Eu Nunca Vi
04- Hospital do Sofredor
05- Cavaleiro Metal
06- Quem Sou Eu?!
07- Na Medida Certa
08- Um Pouco de Paciência
09- Sofridos e Excluídos
10- Nova Ordem
11- CPM 22
12- Minoria
13- Março 76***

***Nota: Em Março 76 está escondida uma faixa de 2:43 conhecida como "10 Mil Vozes".

Considero o melhor álbum dos caras por vários motivos. Alguns pessoais e outros óbvios. Quem me conhece musicalmente sabe o quanto sou apaixonado por Ska music. Gostei MUITO da mudança no som. Eles conseguiram acrescentar os instrumentos de sopro perfeitamente sem estragar o hardcore melódico que sempre fizeram. Quem curte SKA sabe que no Brasil NUNCA nenhuma banda conseguiu emplacar nas rádios. Como o CPM sempre foi conhecido, não tiveram dificuldades com seu single Vida E Morte.
Outro fator importante para a qualidade/identidade do álbum foi por eles terem quebrado o elo com o Rick Bonadio e com o fundador e guitarrista Wally.

Pessoalmente, as letras desse álbum são profundas, carregam sentimentos de uma forma tão bonita, romântica e clichê mas mesmo tempo tão legal.
Destaque para a faixa " Na Medida Certa" que tem a letra mais linda de todos os álbuns do CPM.

Poderia falar eternamente desse álbum, então acho melhor parar por aqui. Prometo que no próximo post tentarei ser mais objetivo/direto.

Não toco nenhum instrumento mas amo falar de música, bandas, álbuns e o que tiver no meio disso tudo.

Procurem o disco. Comprem, ouçam nas plataformas de streaming ou sejam ilegais e baixem. Fica ao seu critério.

E por favor, não vamos deixar o rock nacional morrer.

Site Oficial

3 comentários:

  1. Finalmente vejo o seu primeiro post para o mundo. Que seja o primeiro de muitos. E que continue recomendando bandas novas e boas como sempre fez.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei mto da ideia do blog e por ter começado com o CPM,sabe como sou fã deles e a escolha do álbum foi certeira msm,acho que o fato de ter sido um cd independente tb os ajudou a ficarem mais livres pra colocar o ska nas músicas e o Luciano tem uma forma mais profunda de compor,no cd acústico a música q ele fez pra irmã dele,é uma das mais bonitas até hj q ouvi.Vou continuar lendo os posts e boa sorte.=) Van

    ResponderExcluir